sexta-feira, 25 de março de 2011

Os Limites na Adolescência e sua Relevância

COLÉGIO SÃO LUIZ

Ensinando para vida!

De acordo com pesquisas efetivadas, especialistas afirmam que todas as pessoas precisam de limites ao longo da vida.

Mas na fase da adolescência essa questão deve ser acentuada, porque o poder dos pais sobre os filhos diminui e há uma ampliação da disposição dos jovens em desrespeitar ordens.

Para impor limites, os pais precisam lidar com a própria dificuldade em tolerar a frustração dos filhos. Os pais acreditam que se o jovem fica frustrado é porque eles, pais cometeram algum erro quando, na verdade , esse sentimento faz parte do amadurecimento humano.

É impossível ser um adulto completo e normal sem ter vivido a experiência da frustração e por consequência da tolerância .

Para minimizar o conflito, os adultos devem deixar claro o motivo do não.Mas, mesmo que não consigam convencer a criança, devem manter a ordem.O não é uma palavra poderosa e forte, não pode ser banalizada ou usada com impertinência. Mas quando utilizada, é importante fazê-lo com tranquilidade e convicção.

Se os pais tentam impor limites que não tem firmeza para sustentar, dificilmente conseguirão se fazer respeitar, o que também leve à perda do respeito.

Os limites a que os adolescentes devem ser submetidos são aqueles relacionados à sua sobrevivência e saúde física e mental. Os conflitos geralmente acontecem porque os filhos merecem ir além do que os pais recomendam ou desejam.

As sugestões dos especialistas em comportamento, afirma que o melhor é ficar por perto, acompanhar seus filhos e conhecer o mundo em que vive; manter-se próximo e atualizado. Atitudes assim não garantem que o jovem não vá se meter em encrencas. Mas ajudam a entendê-lo antes que o problema se transforme numa catástrofe , liberdade não é uma questão de ideologia, é uma questão de competência .Se os pais estiverem atentos a isso ficará, mais fácil estabelecer e defender os limites.

Lourdes Moreira

Psicologa e

Coordenadora Pedagógica do E. Médio do Colégio São Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário